sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

biscoito de natal

Ingredientes da massa
- 300g de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
- 1kg de farinha de trigo
- 6 ovos
- 1 colher de fermento em pó
- Gotas de essência de baunilha
- 1/2 kg de açúcar
- Açúcar cristal e canela em pó para polvilhar
Ingredientes do glacê
- 1 clara
- 1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
- Corante alimentício a gosto (da cor que você quiser)
Modo de preparo
Antes de tudo, dê um jeito de conseguir alguns acessórios que podem facilitar sua vida: um rolo de massa e moldes para fazer os biscoitos nos formatos que você mais gostar.
Coloque todos os ingredientes num pote grande, começando pela farinha. Vá misturando tudo aos poucos, com paciência. A massa grudenta vai começar a ganhar consistência. Transfira a massa para o tampo da mesa ou outra superfície lisa devidamente enfarinhada. Polvilhe um pouco mais de farinha por cima da bola de massa e vá batendo delicadamente. A esta altura, sua massa terá uma consistência ótima e você não vai mais querer parar de amassar… mas você vai ter de parar de brincar com ela bem agora, quando sua consistência estiver nem muito mole, nem firme demais. :)
Enfarinhe novamente a sua área de trabalho. Separe um pouco da massa e abra com o rolo. A espessura da massa vai depender do seu gosto. Massa bem fininha rende biscoitos mais crocantes e durinhos, um pouquinho mais espessa rende biscoitos mais macios.
Recorte a massa com o molde que preferir. E disponha os biscoitos diretamente sobre a fôrma. Como a massa leva bastante manteiga, não é necessário untar a fôrma. Polvilhe açúcar cristal e canela por cima e leve para assar em forno médio, até dourar. Deixe um espaço de cerca de 5 cm entre um biscoito e outro.
Para fazer o glacê, bata ligeiramente a clara com um garfo em uma tigelinha até obter uma espuma. Acrescente o açúcar aos poucos, mexendo sempre, até obter um creme que não escorra. Reserve um pouco do glacê branco e tinja o restante nas cores desejadas. Enfeite os biscoitos com a ajuda de um palito ou de um saco de confeitar. Fica show! :D
Dicas
Coloque os biscoitos numa lata de leite em pó ou achocolatado sem rótulo e devidamente limpa. Não tampe até que eles esfriem completamente, senão eles ficarão murchos e sem graça. Recorte uma tira de um papel bem bonito para encobrir a marca do produto e faça um charminho extra na sua embalagem para presente. Amarre uma fitinha em torno da lata e pronto: ofereça este presente irresistível a quem você gosta!

Um comentário: